O Arraial “Anarriê Santa Rita”, no município do mesmo nome no Maranhão, aberto neste domingo, 26 de junho, se estenderá até 3 de julho. Durante a temporada, a cultura popular local será mostrada em sua plenitude, no intuito de valorizar e preservar as manifestações próprias da terra e promover a retomada do celebrar com alegria as festas populares. Esta foi a orientação do prefeito Hilton Gonçalo, que abriu a festividade, em companhia da esposa Fernanda Gonçalo, primeira-dama de Santa Rita e prefeita de Bacabeira.
A programação do São João será desenvolvida na Praça “Doutor Carlos Macieira” e mostrará grupos locais associados a brincadeiras regionais, principalmente bumba-meu-boi. Da agenda constam os bois Mocidade Axixaense, Mocidade Bacabeirense, Mocidade de Rosário, Boi de Presidente Juscelino, Encanto do Munim, Famosão de Humberto de Campos, Boa Hora dos Pacheco, Brilho da Juventude e Encanto do Olho d’Água.
Roteiro – Os bois são oferta da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, que, por meio de parceria, associou-se aos organismos culturais de Santa Rita para promover a integração das brincadeiras. Está prevista a apresentação-solo de artistas como Banda Reprise, Mayara Lins, Erickson Andrade, Thaís Moreno, entre outros nomes do cancioneiro brasileiro e maranhense. Mas a Prefeitura deu contrapartida para contratar o melhor.
A Praça “Doutor Carlos Macieira” recebeu excelente estrutura para garantir conforto e segurança ao público que comparecer para prestigiar o evento. Pequenos empreendedores foram estimulados e também receberam apoio para movimentar a economia municipal dentro deste segmento. As barracas foram padronizadas. “Assim, dentro da festa, promovemos a inclusão social e econômica dos pequenos investidores”, revela o prefeito.
O prefeito agradeceu a parceria do Governo do Estado: “Com o empenho do governador Carlos Brandão em fazer uma grande festa junina em todo o Estado do Maranhão, aqui em Santa Rita organizamos uma bela festa, com a presença de artistas maranhenses e brincadeiras de toda região do Munim”.