Jornal o Progresso - Um Jornal de Sucesso

Matões do Norte ganha santuário e avenida-pomar.

O dia 13 de junho marcou, em Matões do Norte, a elevação da paróquia de Santo Antônio a santuário e a entronização da imagem do taumaturgo (milagreiro), substituindo a anterior, que foi danificada. O prefeito Solimar Alves presidiu a programação, que incluiu a entrega da urbanização e iluminação da Avenida “Doutora Francisca Sampaio” a incorporação de uma ambulância ao setor público de saúde do município e o batizado do Boi Bonito de Matões do Norte que abrilhantou a noite com sua apresentação.


A família Sampaio, do saudoso Antônio, fundador do município e ex-prefeito, compareceu. A ex-primeira-dama Vilma Sampaio, com os filhos, relembrou a atuação do falecido marido na consolidação do município e na doação da área (43 hectares) onde o santuário se localiza, hoje também sede de um conjunto habitacional. Foi dela a doação da nova imagem entronizada no templo consagrado ao santo, nascido em Lisboa (Portugal) e falecido em Pádua (Itália).


Relembranças – O prefeito Solimar Alves e o vereador (José) Wallas (Lisboa) Sousa, presidente da Câmara, relembraram o tempo, há mais de 20 anos, que trabalharam com Antônio Sampaio, então fazendeiro na região, Era ainda no tempo da Vila São José dos Matões, usada como pousada de boiadeiros, comerciantes e colonizadores vindos da região do Gurguéia (PI). A elevação a município, com luta liderada por Antônio Sampaio e outros pioneiros, deu-se em 1997.


O prefeito lembrou a doação da área onde está o conjunto de moradias populares pelo então fazendeiro e recordou, com Wallas, a contribuição da família Sampaio para a consolidação de Matões do Norte. Wallas, por sua vez, destacou a atuação do prefeito, pela entrega da ambulância e da urbanização e iluminação da Avenida “Doutora Francisca Sampaio”, novo cartão postal da sede municipal.


Avenida-pomar – O morador Ailton, iniciador dos festejos a Santo Antônio, há 21 anos, observou que o nome Antônio dado ao bairro homenageia o santo e também o ex-prefeito, neste caso pela doação de área de sua propriedade para a construção do conjunto habitacional. Ele recordou outros benefícios que a atuação do governante Sampaio proporcionou a Matões do Norte, hoje próspera comunidade graças àquele estímulo inicial.


O prefeito voltou a enaltecer a figura do pioneiro Antônio Sampaio e sua atuação na consolidação do município. Disse mirar-se no exemplo do saudoso governante para conduzir as ações que promovam o bem-estar da população e o progresso socioeconômico de Matões do Norte. Por fim, anunciou a inovação na avenida: a utilização de árvores frutíferas na arborização do logradouro, destinadas a dar sombra e frutos. Pelo que entregou a conservação aos cuidados ao povo.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*