Jornal o Progresso - Um Jornal de Sucesso

Prefeita de São João do Sóter cobra definições

“Precisamos ter definida a pauta de prioridades dos temas que interessam aos municípios brasileiros. As soluções tardam e os problemas se avolumam”. Com essa manifestação, a prefeita de São João do Sóter, Joserlene Silva Bezerra de Araújo (Josa Silva) chegou ao Distrito Federal para participar da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Entre uma e outra sessão do congresso, visitou estandes e participou de encontros com autoridades federais.


A prefeita reeleita é tradicional frequentadora da Marcha e, com essa autoridade, defendeu a celeridade em torno dos temas em debate nas altas esferas da República de interesse dos municípios. Só dessa forma, acredita a gestora, “caminharemos para um Brasil melhor”, tema da Marcha neste ano. “Isto representará a aplicação do Municipalismo da forma como o imaginamos”, advogou.


Agendamento – Nas entrevistas que concedeu aos jornalistas que cobriram o evento, Josa Silva reportou-se a agenda aprovada pelos participantes de outras Marchas e que esperam votação no Congresso Nacional. Entre os temas enumerou ISS, Encontro de Contas, Cefen, Precatórios, AFM, 1% FPM, Atualização dos Programas Federais, Lei Kandir, Licitações, UPA, Creche, Calc e Improbidade.


A prefeita defende reformulação do Pacto Federativo, para permitir aos municípios aplicar políticas públicas de forma mais abrangente. Este e a discussão ampla sobre os problemas que afetam os municípios foram aspectos analisados por ela na reunião com a bancada maranhense. Na ocasião, elogiou a atuação do novo coordenador, o deputado Cleber Verde.


Mobilização – Conforme a prefeita, “é necessária a mobilização para estimular o debate e assegurar o compromisso dos dirigentes do país para com a aprovação da pauta. Aqui marcamos presença, pois isso valoriza a construção do diálogo com o Governo Federal e os parlamentares no Congresso Nacional. Com o que chegaremos à votação dos projetos das políticas púbicas esperadas pela população dos municípios”.

Categoria: Notícias