Jornal o Progresso - Um Jornal de Sucesso

Igarapé do Meio chega aos 26 anos

Confraternização e inauguração de obras marcaram as comemorações dos 26 anos de emancipação político-administrativa de Igarapé do Meio. Distante 162 quilômetros da capital maranhense, foi constituído município em 29 de setembro de 1995, pela Lei 6.431, desmembrado de Vitória do Mearim. As celebrações foram presididas pelo prefeito José Almeida de Sousa, auxiliado pela primeira-dama Solange Almeida, por secretários municipais e vereadores da base aliada.


Da programação comemorativa participaram os órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Destaque para atividades esportivas coordenadas pela Secretaria de Esportes (encerramento dos campeonatos de veteranos e feminino de futebol); eventos culturais a cargo da Secretaria de Educação (narrações de fatos históricos com participação estudantil); entretenimento sob coordenação da Secretaria da Mulher (1º Master Class Zumba)). Momento religioso (missa em ação de graças) e inauguração de obras (prédios públicos para alojamento de entidades assistenciais) foram outras atividades.
Obras – O lema “Trabalho e Gestão” se materializou na inauguração do Centro de Convivência do Idoso “Mãe Pedrina” (saudosa mãe do prefeito) e na entrega à comunidade da Praça de Eventos “Cleonésia Caldas da Silva”, empreendimentos de maior expressão na grade de atos programados para a ocasião. Para a construção do centro contribuíram as emendas parlamentares dos deputados Josimar de Maranhãozinho (federal) e Detinha (estadual), parceiros da administração municipal e enaltecidos na ocasião.


Na praça de eventos acontecerão as grandes promoções culturais, mas também servirá como local de entretenimento das famílias e espaço de lazer saudável para a população. O centro integra o compromisso de dar ao segmento qualidade de vida por intermédio de ações de valorização, com convivência harmoniosa e troca de experiências. Assim o prefeito explica o foco que a gestão tem para esta parte da população.


Dentro da programação de obras, que somaram mais de 10 realizações, financiadas pelos recursos próprios da administração, também foi entregue o centro cirúrgico do hospital. E com momento de grande emotividade para o registrou de procedimentos cirúrgicos cesariano que resultaram em dois bem sucedidos nascimentos. “O centro já disse a que veio no primeiro dia”, observou a equipe médica.


Presenças – Prestigiaram a comemoração da data o presidente da Câmara, Zeca do São Benedito: a vice prefeita Aldenira Silva; o prefeito de Pio XII, Aurélio Sousa e a primeira-dama Joysa Cutrim; secretária municipal de Assistência Social, Geidilene Santos; vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e o representante de todos os idosos do município, João Palmeira.


A família de dona Pedrina representou a homenageada que dá nome ao centro de convivência. Ao discursar, o prefeito garantiu assistência a quantos idosos buscarem o endereço para ter os serviços que os ajude a ter uma convivência saudável. Destacou o papel do pai, Arão, na formação dos filhos, superando as dificuldades próprias do meio e imprimindo seriedade e valores morais na educação de todos.


Manifestações – Em pronunciamentos alusivos à data, exaltaram a comemoração, sua importância histórica, o destaque que ganhou nesta administração e a necessidade das obras entregues o prefeito Almeida de Sousa e o ex- prefeito de Paulo Ramos, Deusimar Serra, constatando que “a vida dos igarapeenses, no governo de Almeida, está sendo transformada”.


Do mesmo modo se pronunciaram a secretária municipal de Assistência Social Geidilene Santos sobre a atuação do governo municipal nessa área, lembrando ser o próximo 1º de outubro o Dia Internacional da Pessoa Idosa; o prefeito de Pio XII, Aurélio Sousa; e o presidente da Câmara. O prefeito Almeida concluiu suas falas garantindo: “Não vamos medir distância para investir em Igarapé do Meio e trabalhar ainda mais do que no primeiro mandato” (2017-2020).

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*