Jornal o Progresso - Um Jornal de Sucesso

Icatu tem festa quadricentária de existência

Aos 407 anos de existência, Icatu mereceu festa de gala, com três dias de comemorações, reunindo eventos religiosos, culturais, administrativos, políticos e de entretenimento. Autoridades e populares confraternizaram num clima que associou fatos do passado e ocorrências atuais. A data magna, 26 de outubro, teve uma programação intensa.


O governador Flávio Dino e comitiva (nela o vice Carlos Brandão) estiveram na cidade na tarde da terça-feira, prestigiando o aniversário e inaugurando obras. A Câmara de Vereadores contribuiu com a festa atribuindo títulos de cidadania a 16 personalidades; entre elas o secretário Jefferson Portela (Segurança), João Marcelo (deputado federal) e o ex-prefeito Zezinho Matos.


Fala Dino – Para Flávio Dino o aniversário “é a festa mais bonita do Estado”. E Icatu foi capital do Maranhão por horas. Ele lembrou uma das primeiras visitas do prefeito Walace Mendes, na companhia da primeira-dama Natália, nos Leões. Ela conduzia uma bolsa “enorme”, que Dino imaginou estar cheia de presentes para ele; mas eram pedidos da administração. A soma: R$ 5 milhões.


Entre os pedidos: ambulância, viatura policial, pavimentação asfáltica, reforma de escolas, construção e reforma de escolas, melhorias no hospital e construção do Restaurante Popular. Alguns já foram atendidos, outros serão em breve. E nomeou Paulo Matos com o maior embaixador de Icatu junto ao governo. Lembrou outras obras e serviços que integram o pacote da parceria.


Fala prefeito – Walace se disse gratificado com a presença de Dino, não só pelas obras e serviços ofertadas e anunciadas, como pela disposição em visitar o solo icatuense. Ele enumerou, entre os ganhos, parquinho, posto avançado do DETRAN, Sala do Empreendedor (SEBRAE), pavimentação asfáltica, calçamento em bloquete, sistema de abastecimento de água, ambulância, viaturas policiais e delegado de polícia a vir.


De parceiros parlamentares, anunciou emendas parlamentares para estradas (deputado federal João Marcelo) e outros dez milhões em obras (senadora Eliziane Gama). Sobre a parceria com o governo do Estado disse ser a responsável pela mudança do cenário administrativo, como a farmácia básica visitada durante a passagem da comitiva governamental.


Primeira-dama – Dona Natalia disse que a festa foi dos icatuenses por excelência, pela escolha dos protagonistas da celebração: os artistas e produtores da terra, mobilizados pela secretária de Cultura Ana Paula. A primeira-dama prestou-lhe especial homenagem, destacando-lhe as qualidades de líder e capacidade de mobilização.


Ela destacou a exposição que contou a história dos 407 anos e disse que o resultado do sucesso da comemoração, deveu-se à grande guerreira Paulinha. Para a primeira-dama a união das forças vivas de Icatu – lideranças políticas (Zezinho e Paulo Matos), vereadores, secretários, lideranças comunitárias determinarão o êxito da gestão Walace Mendes.


Festa na praça – Da programação do aniversário icatuense, do dia 26, constou: alvorada, atos cívicos e religiosos, solenidade na Câmara Municipal para entrega de títulos de cidadania, desfile estudantil, cerimônia de “Parabéns, Icatu”, com corte de bolo e jogos no coreto.


À noite, Prefeitura e Governo do Estado dividiram o patrocínio da Banda Mastruz com Leite, na Praça “Jerônimo de Albuquerque”. Ele dividiu o palco com Jhonny Boy, Karlos Rakan, Clima Dez, Filhos da Terra, DJ Handyson, DJ Lucas.

Categoria: Notícias