Jornal o Progresso - Um Jornal de Sucesso

Icatu faz festa mista em seus 409 anos

Atividades administrativas e religiosas (missa e culto), cívica, competições esportivas e shows artístico-culturais marcaram os 409 anos de Icatu (Águas Boas), segundo município mais antigo do Maranhão (só São Luís supera), criado em 1614. A grande festa foi nesse 26 de outubro e a sede recebeu grande público e convidados especiais, que foram celebrar com o prefeito Walace Azevedo, os vereadores e secretarios municipais.


Mas antes, entre 21 e 25 de outubro, foram entregues obras e aconteceu a Conferência Municipal de Cultura. Localidades da sede e da zona rural receberam prédios públicos (Biblioteca Municipal e reforma e ampliação da Escola “Hilário de Jesus Ribeiro”) e instalações (porto em Itatuaba), pavimentação asfáltica, calçadão. O município incorporou uma patrulha agrícola e um caminhão compactador de resíduos sólidos. Também comemorou o aniversário da Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), em prédio reinaugurado. Da programação constou a instalação da Defensoria Pública.


Parcerias – A intensa administração, com oferta de obras e serviços, foi justificada pelo prefeito como cumprimento de compromissos de uma equipe – prefeito e auxiliares – “sensível às necessidades de uma população que espera receber o melhor da gestão para sua melhoria de qualidade de vida – conforto, bem-estar e segurança”.


Entre os parceiros o prefeito destacou a senadora Eliziane Gama e o governador Carlos Brandão, vários deputados, que se associam “à força, fé, coragem, sabedoria e discernimento do administrador, que não esquece de ser grato a Deus pela oportunidade de trabalhar pelo bem-estar do povo, em respeito à história da cidade e do seu povo”.


Manifestações – Para o presidente da Câmara, José Aguiar Neto (Neto Costa) o trabalho do prefeito Walace valoriza a história da cidade, dá confiança ao povo e rende ao gestor 89% de aprovação popular. Ele destaca que os resultados da administração decorrem da atuação de um grupo político, cuja correção atrai apoio de parlamentares e do Governo Federal, liderado pelo presidente Lula.


O vice-prefeito Carlos Sérgio Silva se associa às manifestações de apoio ao prefeito, destaca as qualidades do gestor e celebra o fato de integrar o grupo político liderado por Walace Azevedo. Classifica-o como parceiro, amigo, lutador, sempre determinado a buscar recursos para minimizar os problemas que afligem a comunidade. Ele destaca as presenças do deputado Ricardo Rios, do ex-deputado João Marcelo (federal), a parceria do governador Carlos Brandão.


O deputado Ricardo Rios agradece a delegação dos icatuenses, pela contribuição ao mandato de deputado estadual que lhe concedeu, “que retribuiremos em trabalho e buscando recursos para apoiar uma administração que cuida de melhorar a vida do povo que governa”. Reafirmou sua disposição de estar atento às necessidades dos icatuenses.


O prefeito encerrou suas intervenções agradecendo as orações dos pastores e dos párocos que dirigiram os atos religiosos introduzidos na programação comemorativa. “Orar e agradecer é o que nos cabe, pelas dádivas de que temos sido alvo ao longo dos anos de existência de nossa comunidade”.

Categoria: Notícias