Jornal o Progresso - Um Jornal de Sucesso

Em parceria com a prefeitura de Gov. Newton Bello. Governo do estado realiza mutirão de documentação da trabalhadora rural.

O município de Governador Newton Bello, recebeu, nesta quarta e quinta – feira, o mutirão itinerante do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), criado pelo Governo Federal para promover a inclusão social das mulheres do campo, através da emissão gratuita de documentação civil, trabalhista e previdenciária.

A ação tem a parceria do Sindicato dos trabalhadores rurais e da prefeitura de Governador Newton Bello, com atendimentos em Saúde e Assistência Social.
Centenas de pessoas na maioria agricultoras, foram atendidas pela ação, realizada no colégio Instituto Fundamental Batista, com público alvo a população rural feminina.

No local, o público pôde emitir cédulas de identidade e certidões de pessoa física (CPF), carteira de trabalho e obter isenções de pagamento para certidões diversas, além de informações previdenciárias e orientações sobre o assunto.
Ações sociais
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Newton Bello e a Força Estadual em Saúde realizaram diversos atendimentos, dentre eles, aferição de pressão arterial, testes rápidos, consultas médicas, esclarecimentos sobre algumas doenças e exames preventivos.

Já os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social fizeram a inscrição de no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, que permite o acesso às políticas sociais diversas, como os programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida; Carteira de Idoso, dentre outros.
Programação para as crianças
As crianças também não ficaram fora do mutirão e mereceram atenção especial, com espaço decorado pra elas, brinquedos e livros. Enquanto as mães eram atendidas pelo programa de documentação, os pequenos foram entretidos em rodas de leitura e brincadeiras.

Para o prefeito Roberto do Posto está ação é de grande importância pois oferece o resgate da cidadania das mulheres que trabalham e criam suas famílias nas zonas rurais e na sede.

“ Estamos felizes com essa parceria da Secretária Estadual da Mulher, do sindicato dos trabalhadores rurais, pois sabemos das dificuldades que eles têm para emissão de alguns documentos e hoje essa ação tem a oferta de outros serviços essenciais, direcionados prioritariamente ao atendimento das necessidades das trabalhadoras. Mais ações como essas deverão acontecer aqui no município” destacou o prefeito Roberto do Posto.

Categoria: Notícias