O prefeito Solimar Alves de Oliveira, de Matões do Norte, há 10 anos, inovou, promovendo o carnaval de um dia: Segunda-feira da Folia. Neste 20 de fevereiro de 2023 ele promoveu a décima-edição da festa e liderou várias manifestações para proporcionar entretenimento à população.
Liderados por uma banda da Bahia, várias organizações saíram às ruas e desfilaram, participando da festa popular do país. Destaque para o Bloco dos Amigos, que reuniu pessoas de todas as idades e de diferentes procedências em movimentação das mais ruidosas.
Por quê – A ideia surgiu por aconselhamento de um amigo do prefeito, há 10 anos, quando os dois conversavam sobre a falta de tradição em se realizar carnaval no município. Decidiram criar esse festejo único para proporcionar, pelo menos, um dia de folia. Surgiu a data, que agora integra o calendário municipal de eventos.
Indaga se pretende estabelecer o calendário oficial da festa popular no município, o prefeito Solimar diz que pode estudar essa possibilidade. “Posso iniciar consulta junto ao Governo do Estado para receber ajuda necessária ao estabelecimento do circuito carnavalesco de Matões do Norte, em 2024”.
Família – Mas, por enquanto, diz que o formato em questão tem atendido a expectativa do povo, que brinca em família, reunindo os mais próximos e organizando grupos que desfilam simplesmente, sem maiores comprometimentos, que não o de divertir-se na intimidade.
Os grupos cumprem um roteiro simples: concentram-se, desfilam pelas principais ruas e avenidas da cidade, lançando confete e serpentina entre si. Organizam-se em bloco de amigos e dão vazão à sua alegria. “A fórmula é econômica e muito eficaz para manifestação da alegria. Vamos ver se alguém pretende mudança para o calendário convencional”, desafia o prefeito.
Atrações – A “Segunda-feira Folia É Só Alegria” deste 2023 reuniu trio elétrico, Rani Santos, Val Valin e Banda Avalanche.