Jornal o Progresso - Um Jornal de Sucesso

Bequimão festeja 89° aniversário com grande manifestação

Nesta quarta-feira, 19 de junho, Bequimão celebrou 89 anos de emancipação político-administrativa. A Prefeitura Municipal, por determinação do prefeito João Martins. organizou intensa programação, coordenada pela Secretaria de Cultura e Turismo, e convidou a população para festejar e confraternizar. Eventos populares e religiosos constaram do roteiro comemorativo, que reuniu atrações de diversos gêneros e se desenvolveram em frente ao prédio da administração municipal, a partir das 8h.


Na área do entretenimento foram oferecidos Forro Estourado, Doidim de Mossoró, Luan Costa, Deejay Sócrates, Companhia Marizés e, como atração local, o Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão. No dia anterior, 18, a fé religiosa esteve representada pelo pregador Paulo André, coadjuvado por Jacymario, na Marcha para Deus, que foi da Praça da Bíblia até o Ginásio Poliesportivo da Estiva, onde aconteceu grandioso culto de louvor em ação de graças pelo transcurso da data.


SICOOB – O prefeito e a primeira-dama Janyce recepcionaram as autoridades, entre as quais a chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Maranhão, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), Ofélia Silva; e diretores do Banco SICOOB (sistema financeiro de natureza cooperativista), que passou a operar no município. Esta solenidade aconteceu na cerimônia de ocupação das instalações do prédio destinado à instituição. A folha de serviços a ser oferecida foi anunciada na ocasião.


A família Martins, de longo domínio político no município, praticamente construiu o Bequimão que hoje é apresentado às novas gerações e aos visitantes. Juca (falecido há sete anos), José (ex-prefeito por dois mandatos e atualmente na coordenação da pré-campanha do irmão, pré-candidato à reeleição) e João, no governo, são responsáveis pelos principais empreendimentos que consolidaram o município como unidade administrativa bem-sucedida em todos os setores. O retrospecto foi apresentado por José Martins, num circunstanciado pronunciamento.


Apresentação – Na principal concentração alusiva à celebração, o prefeito João Martins convocou nominalmente o grupo político que dá sugestão ao governo na Câmara e pediu aplausos pelo exemplo de “história, trabalho, responsabilidade, compromisso, entrega, resultado” e outros atributos encontrados nele e não encontrados em algumas figuras que se consideram “importantes” na comunidade. Ele disse ter aprendido lição de família que exercita até hoje. Destacou o papel da esposa Janice como companheira para fortalecer a capacidade de luta de um grande líder.


Ele prognosticou o desejo de comemorar os 100 anos da emancipação, daqui a 11 anos, mas ressaltou que até lá há que haver atuação incessante. Destacou, como novidade, a implantação do SICOOB, cuja história no Maranhão ele acompanha desde a chegada no Estado na região tocantina, quando integrava os quadros do SEBRAE, instituição motivadora da presença do sistema, há quase 20 anos. Hoje várias unidades estão espalhadas pelo Maranhão. E destacou o novo ar que a economia municipal respirará. E agradeceu os vereadores pelo apoio à presença da cooperativa.


Outro parceiro a quem o prefeito manifestou gratidão foi ao UNICEF, cujo apoio tem sido decisivo para o aprimoramento das políticas públicas de educação destinadas ao melhor aproveitamento das ações dirigidas à mocidade estudiosa, desde a infância até a adolescência. Segundo o prefeito, graças à parceria, Bequimão tem colecionado prêmios e ele luta para ganhar um em seu governo. Ressaltou o engajamento da juventude no desfile que marcou a abertura dos Jogos Escolares de Bequimão e a participação das missões evangélicas que atuam na região na festa deste aniversário.


Política – Sobre o panorama político atual em Bequimão, João Martins ouviu manifestações de adversários, hoje integrantes da base política do governo. Para alcançar este estágio nas relações do Executivo com os segmentos políticos ele ressaltou a importância da maturidade, humildade, responsabilidade e comprometimento com a missão, qualidades que ele exercitou e estimulou o exercício entre os líderes com os quais negociou. Ensinou que as diferenças dever ser ignoradas em razão do serviço a ser prestado para a comunidade e em defesas das causas superiores. Atribuiu a este comportamento o fator do seu sucesso.


Mas concluiu reconhecendo que o êxito dessa conquista tem muito da capacidade e do trabalho do principal articulador político do governo municipal: o ex-prefeito José Martins. Graças a esta contribuição, os avanços superaram as dificuldades, admitiu. Em sua humildade, José Martins admitiu a importância do diálogo, mas disse que o maior resultado está na confiança do povo e dos líderes políticos e comunitários. Reafirmou ter sido esta uma lição deixada pelo grande líder Juca Martins; a capacidade de atrair pelo diálogo.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*