Santa Quitéria do Maranhão festejou 110 anos de existência, neste sábado 16 de abril, considerando a data em que o distrito de São Bernardo do Parnaíba foi elevado à categoria de vila, em 1912, com essa denominação. Voltou a ser distrito (de Brejo, em 1932), ganhou o status de município (1935), foi renomeado Bacuri (1943) e voltou à denominação da santa (1948).
A prefeita Samia Coelho Moreira Carvalho recebeu presentes do principal parceiro, o deputado federal Hildo Rocha: emenda parlamentar para reforma completa do prédio-sede da prefeitura, reforma e ampliação do Hospital Municipal “Dr. Zeca Moreira” (ordem de serviço assinada na ocasião) e a expectativa de uma agência da Caixa, depois de audiência com o presidente do banco, levada por ele.
Elogios – O parlamentar dirigiu elogios à forma como a prefeita administra, elegendo projetos realistas e de grande alcance social. “Com a rigorosa aplicação dos recursos recebidos, ela faz satisfação de qualquer parceiro”, observou o deputado. Ela e ele enumeraram vários benefícios que essa parceria já proporcionou ao município.
O deputado confessou a alegria que já haver contribuído para a melhoria dos serviços de educação, saúde, infraestrutura, empreendimentos que consolidam o desenvolvimento da municipalidade e promovem o bem-estar da população, principalmente a carente. E reafirmou sua disposição de prosseguir ajudando no progresso do município.
Relação política – Além da parceria com o deputado Hildo Rocha, a prefeita atribuiu o sucesso da administração ao relacionamento de alto nível com a Câmara de Vereadores. Observou que essa associação tem sido bem sucedida porque ambos os poderes trabalham visando o bem-estar geral e a melhoria dos serviços que servem à população. Ela reconheceu: “Há responsabilidade presidindo as ações”.
Ela lembrou a tradição política da família no Baixo Parnaíba, de cuja vivência adquiriu a experiência necessária para fixar as prioridades de sua administração e a atuação em favor do desenvolvimento do município. O pai foi prefeito em Santa Quitéria. O marido Neto Carvalho, que também foi prefeito de Magalhães de Almeida relatou que, em dois anos, Santa Quitéria do Maranhão será uma cidade bem melhor do que a encontrada pela prefeita.
Eventos – A programação começou com alvorada e ato cívico em frente à prefeitura. Seguiu-se instalação da Feira do Agricultor Familiar e da Feira de Artesanato, lançamento do concurso Jovens Talentos Quiterienses, em destaque à apresentação da terceira idade, ações das secretarias municipais, reinauguração de unidade de saúde em Ladeiras, entrega de ônibus destinado a conduzir universitários que moram no município aos cursos em Parnaíba (PI), entrega de unidade escolar reformada (Colégio “Cônego Nestor Cunha”).
Ao longo do dia aconteceram competições, dentro da política de motivação às atividades físicas, com várias modalidades esportivas. E para a noite reservada a queima de fogos e o o show artístico, com atrações locais e grupos de fora, todos da preferência da população. Para a prefeita, foi o resgate das grandes festas que tinham sido interrompidas pelo isolamento determinado pela pandemia.