A instalação e autonomia de Primeira Cruz como município se deu de fato conforme tia Angélica relata, com a ida da grande caravana do Governador Sebastião Archer da Silva, que presidiu todo o Ato, ao longo do dia.
O iate saiu de São José, às 17 horas do dia 17 de setembro de 1947, chegando a Primeira Cruz no começo da madrugada, dia 18/09/1945, data de instalação do município.
16 de outubro é a data comemorativa, não a data da autonomia.
A solenidade se deu às 9 horas, na sala da Biblioteca do Teatro Santos Carvalho e quem leu o Diploma Constitucional que criou o município foi o juiz de direito da Comarca de Humberto de Campos/Primeira Cruz, dr. João Teixeira Santos Neto, que o declarou instalado.
Após a instalação, discursaram o prof. Sílvio Santos, o acadêmico de farmácia Antônio Simões, o Sr. Alberico Carneiro, o prof. Raimundo Aguiar, a Sra. Olga França, o Sr. Ilmar Santos, o poeta Edson Kubrusly, o deputado Lister Caldas, que pediu um minuto de silêncio em memória de Domingos José Carneiro, segundo o deputado, grande benfeitor e pioneiro da autonomia de Primeira Cruz. Falaram ainda o deputado Januário Figueiredo, o Sr. Alberico Carneiro e o Sr. Claudomir Simões.
Após os discursos, dr. Santos Neto deu posse ao 1o. prefeito de Primeira Cruz, Sr. Argerico Mariano de Azevedo e ao suplente de delegado, Sr. Francisco Aguiar Ferreira.
À tarde, foram inauguradas duas escolas, uma de alfabetização para adultos, para a qual foi empossada a professora Carlota Carneiro Sousa e a Escola Eurico Dutra, cuja Diretora foi a professora Aldina da Silva Carneiro.
Houve baile vesperal no Teatro Santos Neto.
Em seguida, houve a eleição para eleição e instalação do Diretório Municipal do PST, em Primeira Cruz. Tudo presidido pelo Governador.
Constituição do Diretório do PST:
Lourival Manoel Simões, Presidente; ADAIL da Silva Carneiro, 1o. Secretário; Claudomir dos Remédios Simões, 2o. Secretário; José Eduardo da Fonseca, Tesoureiro.
Outros membros: Raimundo Fonseca dos Santos; Jaime Azevedo dos Santos; Jardilino Sousa; Raimundo Diniz Malheiros, Argerico Carvalho; José Ribamar Campos; Argerico Mariano de Azevedo; Domingos Alves de Araújo; Franklin José Carneiro, Alberico da Silva Carneiro e Esmeraldina Carlos dos Santos.
(Pesquisa de Alberico Carneiro e Zacarias Castro)
Aí estão algumas de nossas raízes, Carneiro, Simões, Ferreira, Franklin, Santos, Fonseca, Aguiar etc.