A Universidade Federal do Maranhão terá uma nova gestão a partir de novembro de 2023, onde os celebres pré-candidatos estão na corrida para sucessão do atual Reitor Natalino Salgado, já aposentado e em sua terceira gestão.
Nesta corrida temos quatro pré-candidatos, o atual pró-reitor, professor Fernando Carvalho da AGEUFMA, que é um candidato pesado da gestão atual e tem apoio do Reitor.
A professora, Isabel Ibarra que foi pró-reitora de ensino durante três gestões do atual reitor, o professor, Luciano Façanha atual diretor do Centro de Ciências Humana, que vem fazendo uma gestão diferenciada no seu centro e o professor, Wener Miranda, que ficou à frente da Superintendência de Infraestrutura até março deste ano, e que vinha fazendo uma gestão participativa, respeitosa e integrada. Aliás, o atual reitor executou o seu desligamento de forma desrespeitosa e sabemos que esta iniciativa foi devido a consulta a reitor que se aproxima.
Uma pesquisa realizada pelo nosso jornal O Progresso, 12 a 14 de abril de 2023, nos mostra que teremos essa disputa a reitoria muito acirrada, com aprovações e rejeições, podendo surpreender a todos o resultado.
É importante citar que a Universidade Federal do Maranhão tem um papel importante para a sociedade maranhense.